Amedeo Clemente Modigliani ou mais conhecido como somente Amedeo Modigliani foi filho de família judia, nasceu no ano de 1884 em Livorno (comuna italiana). Em toda sua vida Modigliani teve grandes dificuldades financeiras, na qual condição deixou o pintor na extrema pobreza.
Modigliani começou a fazer suas pinturas muito cedo, sem mesmo nem ter dado inicio aos devidos estudos. Quando o artista estava com seus 14 anos de idade, no momento em que estava passando por uma crise de febre tifóide, delirando ele dizia que desejava muito ver as pinturas nas exposições do Palazzo Pitti e Uffizi, que ficam localizados em Florença.
A mãe de Modigliani cumpriu o desejo dele, levando para Florença e também matriculou o garoto para começar a ter aulas com o grande mestre da pintura naquela época em Livorno, Guglielmo Micheli.
Em sua carreira, Modigliani fez muitas amizades no meio do mundo das artes, e assim acabou tendo contato também com o poeta Leopold Zborowski, o qual foi o seu melhor amigo. No ano de 1917, Zborowski conseguiu que Modigliani fizesse uma exposição de suas artes na galeria Weil, porém a exposição não teve muito sucesso devido alguns quadros de mulheres nuas.
Já no ano de 1918, Modigliani se casou e teve uma filha com Jeanne Hébuterne, mas infelizmente o pintor não pode passar muito tempo com eles, pois 2 anos depois, aos 36 anos de idade, Modigliani falece de tuberculose, devido consumir bebidas alcoólicas e o uso de haxixe (droga) excessivamente. Tragicamente um dia depois da morte do pintor, sua esposa grávida de nove meses, atirou-se do quinto andar de um edifício e cometeu o suicídio.
Veja abaixo algumas obras de Modigliani como pintor e escultor:
Nenhum comentário:
Postar um comentário