Exemplo de redação nota 10

A omissão do termômetro

        Nenhum médico é o causador do mal que acomete seu paciente. O termômetro, muito menos. Mas o médico, dono e usuário do termômetro, é o responsável direto pela vida do doente. Fazer o possível para manter e remediar a saúde humana é dever de todo e qualquer médico.

        O Vestibular, assim como o termômetro, não é o causa dor do mal que corrói o sistema educacional brasileiro. Não é culpa do Vestibular os baixos salários dos profes sores, a falta de material didático ou o estado lamentá vel de muitos prédios escolares. Não é em função do Vestibular que o Brasil compete em índice de analfabe tismo com Nicarágua ou Honduras. Não é graças ao Vestibular que apenas um, em cada cem estudantes, consegue atingir e concluir o curso superior.
         Entretanto, o Vestibular jamais poderia ser culpado des ses males. Afi nal, trata-se de um processo. Processo esse criado e dirigido por seres humanos. Senhores públicos secretários da educação – Ministro da educação, Senhores que são, estes sim, responsáveis pelo sistema educacional brasileiro.
         Ora, se o termômetro indica o favorecimento de uma parcela mais rica da população, é porque há algo de errado. Mais que isso: esse algo de errado já foi detectado pelos senhores responsáveis pelo ensino no Brasil. E esses senhores, médicos do sistema educacional brasileiro, sabem da doença, mas nada fazem. Como chamar a isso? Omissão?
        Os mesmos senhores que fazem o Vestibular, sabem das carteiras quebradas, dos professores mal pagos, do anal fabetismo, mas lavam as mãos. E assim, o Vestibular continua barrando os jovens do morro e das favelas.

Comentário da redação nota 10

Dissertação de alto nível. Observe a capacidade crítica e questionadora revelada pelo ponto de vista e a capacidade ló gico-expositiva revelada pelo processo de argumentação. Ob serve que o texto usa de – modo brilhante – uma metáfora do próprio enunciado, a que compara o Vestibular a um termô metro. Veja como a redação vai desdobrando essa compara ção, de modo coerente, claro e coeso, com força contundente.

O primeiro parágrafo fala do termômetro, do médico e do doen te. O segundo parágrafo aplica ao Vestibular o que foi afi rmado sobre o termômetro e sobre a relação médico-doente. O ponto de vista é apresentado com clareza e apresentado com ex pressividade: o vestibulartermômetro não é causador do mal que corrói o sistema educacional brasileiro; em seguida, são expostos vários exemplos-sintomas da doença da educação no Brasil. O terceiro parágrafo continua o raciocínio, apresen tando os responsáveis pelo processo educacional, pelo siste ma de educação (os “médicos”).

O quarto parágrafo revela já a conclusão, reiteradora do ponto de vista: o culpado não é o termômetro vestibular, o problema é a omissão dos médicos- autoridades responsáveis. (Trabalho crítico da Fuvest – 92).