quarta-feira, 18 de abril de 2012

A arte atrevida de Gaetano Previati

Foi aluno de Giuseppe Bertini em Milão, onde se estabeleceu desde 1877. A partir de 1880, dedica-se à pintura de cunho histórico, que realiza sem evitar os acentos anedóticos. Sucessivamente, experimenta temas naturalísticos e românticos, e sob influência da Scapigliatura milanesa, abandona os acenos mais sentimentais.

No final dos anos 80, aproxima-se do Divisionismo, corrente da qual participam Segantini, Grubicy e Pelizza da Volpedo. Nas suas composições estende a cor com pinceladas livres que se dissolvem em filamentos iridescentes, de contornos esfumados. Previati é um artista aberto à experimentação e, a partir de 1891, com as obras Maternità, La Madonna dei gigli e I Funerali di una vergine, insere-se na corrente do Simbolismo europeu mais avançado, ignorando a incompreensão do público e a crítica local.

No começo do século XX, dedica-se a escrever tratados, como Principi scientifici del Divisionismo e desenvolve o discurso simbolista em composições nas quais utiliza as quebras de cor e as linhas contorcidas, filiformes, que serão incorporadas ao Futurismo por Umberto Boccioni.

Maternity





Gaetano Previati, Cronos



 The Chariot of the Sun

 Dance of the Hours

 Hostages Crema

 Women Smoking Hashish

 Paolo and Francesca


Romeo and Giulietta

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