Desenvolvimento
É a parte em que o autor defende sua tese com base em argumentos e exemplos. O importante é que, no desenvolvimento, se encadeiem os argumentos que comprovarão a tese (dissertação argumentativa) ou as informações sobre o assunto sobre o qual se deseja informar o leitor (dissertação expositiva).
Os métodos abaixo não são regras, mas, modelos bem aceitos pelas bancas, e mais utilizados na produção de textos dissertativos.
Desenvolvimento por explicação:
Esse tipo de desenvolvimento, um dos mais comuns, consiste em elaborar cada parágrafo com base em uma explicação para o problema exposto na introdução. Para fazê-lo, podemos proceder da seguinte forma: após definirmos o ponto de vista ou o assunto a ser apresentado, perguntamos “Por quê?” a essa formação inicial.
Cada resposta a esse “Por quê?” resultará em um parágrafo do desenvolvimento. Com base no tema “O trânsito nas grandes cidades”, utilizado no artigo Introdução na redação tem-se as seguintes ideias :
- excesso de veículos; cidades sem estrutura; transporte coletivo precário.
Estas são as repostas da pergunta que fizemos ao tema. Experimente perguntar, novamente, por quê para cada uma delas, e encontrará os argumentos para seu desenvolvimento. Veja:
Por quê as cidades estão com excesso de veículos: maior acesso ao crédito, financiamentos mais longos, estabilidade da economia, taxas mais baixas, etc…
Veja quantos argumentos você tem para desenvolver o primeiro parágrafo do desenvolvimento. Basta ordenar as ideias e elaborar sua defesa. Observe que essa foi nossa ideia principal quando escrevemos a introdução.
Agora responda você:
Por quê as cidades não têm estrutura adequada?
Por quê o transporte público é precário?
Veja mais dicas nos vídeos abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário