quarta-feira, 21 de setembro de 2011

A DISSERTAÇÃO do Enem !

Grande vilã dos Vestibulares e do Enem, a redação é o terror dos alunos.
Quando falamos em redação devemos ter em mente diversos gêneros textuais diferentes, tais como: dissertação, narrativa, carta, resumo, etc… Vale lembrar que cada gênero destes têm suas características peculiares, e o mais utilizado nos vestibulares do Enem é a Dissertação.
DISSERTAÇÃO
A dissertação é a exposição de uma ideia, discussão ou interpretação de um conteúdo.  Sendo assim, o domínio do tema é fundamental para um bom discurso, caso contrário, teremos novas pérolas para “enriquecer” as piadas sobre vestibular. Para isso, é imprescindível que o candidato leia, leia, leia e leia. Deve estar atualizado com o que acontece no mundo, no seu país, no seu estado. Leia jornais, revistas, assista noticiários, busque informações. Nenhuma técnica de redação será suficiente se você não dominar o tema em pauta. Essa é a primeira dica.
Parágrafos
Numa dissertação, cada parágrafo é a representação da exposição de uma ideia.  Uma boa técnica é dividir sua dissertação em 5 parágrafos, da seguinte forma: 1º – Introdução; 2º, 3º e 4º – Desenvolvimento; 5º – Conclusão. Esta estrutura é a mais bem aceita nos vestibulares e Enem, para o caso de redações de 20 a 30 linhas. Observer que, nesta estrutura você deverá dividir os parágrafos em partes iguais, mantendo, assim, uma boa estética de apresentação, bem como a estrutura das ideias.
Introdução
Existem diversas formas de se começar uma redação. Uma afirmação, uma descrição, um pergunta e muitas outras. O importante é que na introdução deve-se se lançar o assunto que virá em seguida e chamar a atenção do leitor. Não deve ser muito longa para não desmotivar a leitura. Se a redação deve ter trinta linhas, a introdução deverá ter de quatro a seis linhas. Utilize apenas um parágrafo.
O que não se deve fazer na introdução:
- Iniciar com uma idéia geral que não se relaciona com a segunda parte;
- Iniciar com as mesmas palavras do título;
- Iniciar aproveitando o título, como se fosse um elemento da primeira frase.
- Iniciar com chavões (frases comuns de conhecimento e uso popular).
 Desenvolvimento
É parte substancial e decisória da redação. É nele que você tem a oportunidade de colocar seu conteúdo, razoável, lógico. Sendo o desenvolvimento a parte mais importante, deverá ocupar o maior número de linhas, então, deverá ter entre dezoito e vinte e duas linhas. Utilize dois ou três parágrafos.
O que não se deve fazer no desenvolvimento:
- Muitos detalhes;
- Divagações;
- Repetições;
- Exemplos excessivos;
- Fugir do tema;
- Não descrever o que foi proposto na introdução;
- Usar frases feitas;
Conclusão
É aqui que você irá propor a solução. Seu ponto de vista, pois, apesar de ter colocado suas idéias no desenvolvimento, é aqui que ele terá mais destaque. É extremamente importante que você conclua seu texto, faça o fechamento de sua idéia. Utilize apenas um parágrafo.
O que não se deve fazer na conclusão:
- Deixar de concluir;
- Usar expressões como: Em resumo; Concluindo, etc…
- Inserir novos argumentos ou informações;
- Usar somente a última idéia apresentada no desenvolvimento.
 Vale lembrar que uma boa dissertação é baseada em fatos e argumentos.
Boa sorte e vamos ao foco moçada !!!!!

G1 - Aprenda as estratégias para análise de textos

Estrutura da redação dissertati​va argumentat​iva


Nenhum comentário:

Postar um comentário