segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Conjunções subordinativas: exercícios



Exercícios

1. Classifique as conjunções destacadas nas frases abaixo:

a) Hoje estou com um humor péssimo, porque briguei com mamãe.

b) Quando acordei, minha bolsa havia sumido.

c) Conforme eu já sabia, tirei nota baixa.

d) Ainda que eu sofra, não voltarei.

e) Caso você saia, feche a porta.

f) Estudei o assunto, mas não entendi nada.

g) Li e reli o livro.

h) Ou você me engana ou não está maduro.

i) Não só se atrasou, mas também esqueceu  o trabalho de português.

j) À proporção que estuda, mais aprende. 

 Respostas:
a.  Conjunção subordinativa causal.
b. Conjunção subordinativa temporal.
c. Conjunção subordinativa conformativa.
d.  Conjunção subordinativa concessiva.
e. Conjunção subordinativa condicional.
f.  Conjunção coordenativa adversativa.
g. Conjunção coordenativa aditiva.
h.  Conjunção coordenativa alternativa.
i. Conjunção coordenativa aditiva.
j. Conjunção subordinativa proporcional.

8 comentários:

  1. Me ajudou muito;
    Estou estudando para uma prova de português ! !=D

    ResponderExcluir
  2. achei que o execicio era só sobre conjunções subordinativas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Riccilio é muito comum o aluno se confundir ao classificar as conjunções, por isso as misturei. Bom estudo !

      Excluir
  3. Achei que as respostas tinham relação com a tabela.Isso conduziu ao erro 😕😕😕

    ResponderExcluir
  4. Achei que as respostas tinham relação com a tabela.Isso conduziu ao erro 😕😕😕

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisamos sempre rever conteúdos para deixarmos nossos cérebros hábitos. Parabéns foi uma excelente ajuda.

      Excluir