quarta-feira, 9 de março de 2011

A Dissertação no Enem

Dissertação no Enem:
O Enem, a proposta da redação é um texto dissertativo. A dissertação é um dos três “gêneros escolares” mais exercitados no ensino médio. Trata-se de uma redação que apresenta a opinião do autor de modo direto, sem a intermediação de personagens, enredos ou de qualquer tipo de recurso que esteja além da sintaxe mais regular possível. Portanto, não seria um exagero afirmar que é, de todos, o gênero mais simples de ser concebido. Mesmo assim, a hora do exame pode ser muito incômoda para o exercício de tanta simplicidade, não é mesmo? Nem sempre desenvolver um texto que exponha a opinião do autor é tarefa fácil, quando esse autor dispõe de um horário e de um tempo “limitadíssimo”. Por isso, preparamos algumas dicas para você:
  • Dissertações propostas em exames nacionais, nos concursos públicos e mesmo no dia-a-dia do ensino médio querem medir a competência que o autor tem para lidar com um tema da atualidade.
  • Essa competência diz respeito ao modo pelo qual o estudante organiza sua opinião.
  •  A opinião do estudante/autor deve evoluir com consistência durante a leitura que o avaliador fará.
  • A consistência se adquire com argumentos razoáveis, plausíveis, aceitos pela maioria das pessoas.
  • As propostas de redação nos vestibulares e no Enem não exigem que o candidato resolva os problemas do Brasil ou do mundo em 30 linhas, e é por isso mesmo que a dissertação não deve apresentar soluções definitivas para certos temas.
  •  Redações vagas, como: “Devemos nos unir!”; Vamos reciclar o planeta!” “A sociedade não pode mais ficar imóvel” - são lidas como ingênuas e frágeis.
  • No lugar da “panfletagem” é melhor organizar argumentos de modo a convencer o leitor de que seu texto é coerente e suficientemente denso para levá-lo às suas próprias conclusões.
(Davi Fazzolari, professor de português da Escola N S das Graças – SP )

Exigências na redação do ENEM

I.                     Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.
II.                   Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
III.                  Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
IV.                Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação.
V.                   Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

ENTÃO, O QUE FAZER...

Um bom caminho é desenvolver um ESQUEMA de texto. E, para aqueles que acham que não é possível estudar para a prova de redação, segue uma orientação que demonstra o contrário.


1. Leia a proposta feita pelo Enem com todo o cuidado possível;
2. Destaque os elementos que compõem o tema proposto;
3. Elabore um breve questionamento com base nos próprios dados apresentados pela prova. Isso vai ajudá-lo, mais tarde, a compor a apresentação do tema proposto e a elaborar argumentos.
4. Lembre-se de que você não deve escrever apenas com reflexões pessoais. É muito importante estar bem acompanhado. Citações, ainda que parciais, trazem respeitabilidade para o texto.
5 Comece a arregimentar idéias que sustentem sua opinião sobre o tema. Filmes que você viu, livros que leu, conceitos, fatos que aprendeu em aulas de geografia, de história, de química, de filosofia... Relacione pensamentos, autores e obras artísticas de amplo reconhecimento.
Esquema e roteiro

E muitas disciplinas escolares, estudar bem é treinar bem. Quem seguir as instruções anteriores, a partir de provas do Enem de anos anteriores, terá realizado um bom treino para o exame que vem pela frente. Veja nossas sugestões. Trata-se de um plano de texto e de um roteiro idealizados com base no último exame. Veja abaixo a proposta de redação do Enem 2006.

Vamos praticar ?

Proposta de redação – Enem 2006

Uma vez que nos tornamos leitores da palavra, invariavelmente estaremos lendo o mundo sob a influência dela, tenhamos consciência disso ou não. A partir de então, mundo e palavra permearão constantemente nossa leitura e inevitáveis serão as correlações, de modo intertextual, simbiótico, entre realidade e ficção. Lemos porque a necessidade de desvendar caracteres, letreiros, números faz com que passemos a olhar, a questionar, a buscar decifrar o desconhecido. Antes mesmo de ler a palavra, já lemos o universo que nos permeia: um cartaz, uma imagem, um som, um olhar, um gesto. São muitas as razões para a leitura. Cada leitor tem a sua maneira de perceber e de atribuir significado ao que lê.
Inajá Martins de Almeida. O ato de ler.
Internet: www.amigosdolivro.com.br (com adaptações).
Minha mãe muito cedo me introduziu aos livros.
Embora nos faltassem móveis e roupas, livros não
poderiam faltar. E estava absolutamente certa.
Entrei na universidade e tornei-me escritor. Posso
garantir: todo escritor é, antes de tudo, um leitor.

Moacyr Scliar. O poder das letras. In: TAM Magazine,jul./2006, p. 70 (com adaptações).


                 Existem inúmeros universos coexistindo com o nosso, neste exato instante, e todos bem perto de nós. Eles são bidimensionais e, em geral, neles imperam o branco e o negro. Estes universos bidimensionais que nos rodeiam guardam surpresas incríveis e inimagináveis! Viajamos instantaneamente aos mais remotos pontos da Terra ou do Universo; ficamos sabendo os segredos mais ocultos de vidas humanas e da natureza; atravessamos eras num piscar de olhos; conhecemos civilizações desaparecidas e outras que nunca foram vistas por olhos humanos. Estou falando dos universos a que chamamos de livros. Por uns poucos reais podemos nos transportar a esses universos e sair deles muito mais ricos do que quando entramos.
       
   Internet: www.amigosdolivro.com.br (com adaptações).


Considerando que os textos acima têm caráter apenas motivador, redija um texto dissertativo a respeito do seguinte tema:

O PODER DE TRANSFORMAÇÃO DA LEITURA.

Ao desenvolver o tema proposto, procure utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua formação. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para defender seu ponto de vista e suas propostas, sem ferir os direitos humanos.
Observações:
_ Seu texto deve ser escrito na modalidade padrão da língua portuguesa.
_ O texto não deve ser escrito em forma de poema (versos) ou narração.
_ O texto deve ter, no mínimo, 15 (quinze) linhas escritas.
_ A redação deve ser desenvolvida na folha própria e apresentada a tinta.
_ O rascunho pode ser feito na ultima pagina deste Caderno.

Plano de texto: uma sugestão

Tema proposto pela prova:
O poder de transformação da leitura

Gênero- dissertação

Ofertada prova - Três textos que abordam a leitura de modos distintos, O primeiro considera a leitura a partir da decodificação de todo e qualquer texto escrito. O segundo narra de modo autobiográfico a aproximação do autor com os livros. O último trata a literatura como uma espécie de túnel do tempo e do espaço, capaz de conduzir o leitor assim que as páginas de um livro são abertas;

REFLEXÕES


1 - A palavra escrita realmente influencia as ações do dia-a-dia? Mesmo que estejamos em um país de poucos leitores?
2 - Como as pessoas se aproximam dos livros?
3 - Todos a quem os livros são garantidos pelas famílias se tornam escritores?
4 - O acesso aos livros, desde a infância, é uma realidade nacional?
5 - Os livros são tão indispensáveis para a família brasileira como a TV?
6 - “Todo escritor é antes de tudo um leitor» (Moacyr Scliar)?
7 - Os livros podem, de fato, transportar o homem para outros universos?
8 - Que outros veículos podem fazer o mesmo? Esse transporte depende apenas dos livros? Qual é a participação do leitor nesse processo?
Repertório (conhecimento adquirido)

1 - A literatura realista do fim do século XIX propõe uma aproximação entre o leitor e as reflexões desenvolvidas nos romances e contos.
2 - As digressões dos narradores de Machado de Assis muitas vezes questionam o próprio livro. Lembro de algumas dessas passagens?
3 - Filmes sobre escritores e leitores (As Horas, Nunca Te Vi, Sempre te Amei, O Carteiro e o Poeta, só para ficar com alguns bem conhecidos.)
4 - Versos sobre o assunto dos quais lembro: “Lutar com palavras é a luta mais vã, entanto lutamos mal rompe a manhã”, de Carlos Drummond de Andrade. “Seja eu leitura variada para mim mesmo”, de Fernando Pessoa. “Uma nação se faz com homens e livros”, de Monteiro Lobato.
Observação do entorno

Bienal do Livro; Festa Literária Internacional de Parati; circulação de revistas especializadas em leitura e literatura. O Brasil poderá se tornar um país de leitores ou o livro é mais um objeto comercial em nossos tempos tão consumistas?
Roteiro (uma sugestão)
Prof. Davi Fazzolari

1 - Parágrafo introdutório contendo o tema proposto e uma abordagem crítica. O livro, afinal, não é artigo de “preferência nacional”.
II - O segundo parágrafo pode retomar a idéia, sugerida em um dos textos, de que o livro pode nos transportar para lugares e tempos longínquos, e acrescentar, a essa mesma idéia, o fato de que a leitura garante o acesso às ciências e às artes, passo fundamental para a conquista da cidadania. Afinal, como afirmou o pré-modernista Monteiro Lobato, “uma nação se faz com homens e livros”.
III - Um parágrafo ilustrativo que leve em consideração fatos recentes sobre o assunto. Eventos de grande sucesso como a Bienal do Livro de São Paulo ou a Festa Literária Internacional de Parati, além da importância que o mundo confere ao Prêmio Nobel de Literatura, tão reconhecido como o Nobel da Paz ou de áreas específicas das ciências.
IV - Ainda no mesmo parágrafo seria muito conveniente citar um filme de boa aceitação da crítica e de bom aproveitamento popular, como é o caso de O Carteiro e o Poeta, cujo tema central é o desenvolvimento intelectual de um jovem carteiro, com base no conhecimento que adquire da metáfora e da elaboração da poesia com o poeta Pablo Neruda, chileno exilado na Itália.
V - Concluir de modo reflexivo é sempre um bom caminho. Há reflexões de sobra no plano de texto. Se conseguir lembrar uma passagem de Machado de Assis sobre a escrita e a leitura...

Roteiro (uma sugestão)
Prof. Hélio Consolaro

1.º? § - Problematizar o tema. Por exemplo, relacionando o baixo índice de leitura no Brasil à rala cidadania existente na sociedade brasileira. A introdução deve ser curta, não ultrapassar a 1/5 das linhas do texto. Ela não deve ter apenas uma linha, para não ser confundida com o título.

2.º § - Por que isso acontece? Dentre às centenas de causas existentes para a falta do hábito de leitura, escolher uma. Como a falta de exemplo na própria família.
3.º § - Em razão disso, as escolas têm dificuldade em promover o hábito de leitura e o grau de cidadania da população fica comprometido, tornando-se presa fácil em campanhas eleitorais.
4.º § - A solução para o problema. Ela deve estar bem relacionada à causa apontada no 2.º §. O MEC devia fazer uma campanha para que todas as instituições se engajassem na formação do hábito de leitura, como sindicatos, fábricas, igrejas, incluindo, claro, a própria família. O texto da conclusão também deve ser curto, não ultrapassando a 1/5 das linhas do texto.

Não pode faltar na redação...

Introdução, desenvolvimento e conclusão.
Coesão e coerência
Título curto, claro e objetivo
(Coloque o título depois do rascunho pronto.)
Letra legível (cursiva ou de forma, desde que haja distinção entre maiúscula e minúscula)
Português da norma culta, sem rebuscamento, escrito de forma direta.
O estudando pode optar por fazer um texto de três parágrafos: introdução, desenvolvimento e conclusão, já que o tamanho mínimo, exigido, é de 15 linhas.
 

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