O CLASSICISMO É O MOMENTO ARTÍSTICO NO QUAL SE INSPIROU O ARCADISMO (1768 - 1836). POR ISSO, ESTE É CONHECIDO TAMBÉM COMO NEOCLASSICISMO. OU SEJA, O ARCADISMO É UMA ESPÉCIE DE REVIVAL (viver novamente, experimentar novamente, volta) DO PERÍODO CLÁSSICO, COM A REPETIÇÃO DE TEMAS E MOTIVOS, INCLUINDO AÍ A VIDA AMENA NO CAMPO - OU, SE QUISER, BUCOLISMO - E A EXPLORAÇÃO DA MITOLOGIA GREGA.
Ermínia entre pastores, de Domechino
Diana e suas ninfas, de Domechino
Um descanso na viagem para o Egito, de Domechino
Maria Madalena
CARACTERÍSTICAS GERAIS:
•Valorização dos aspectos culturais e filosóficos da cultura das antigas Grécia e Roma;
•Influência do pensamento humanista: ao teocentrismo medieval, que concentrava a compreensão do mundo nas explicações religiosas, contrapõe-se o antropocentrismo, no qual o homem passa a ser, nas palavras de Protágoras, a medida de todas as coisas. Ao vencer os assombramentos da Natureza, dominar o conhecimento científico, ao voltar-se para a realidade material.
A primavera, de Sandro Botticelli
•Antropocentrismo: o homem como o centro do Universo;
•Críticas às explicações e à visão de mundo pautada pela religião;
•Racionalismo: valorização das explicações baseadas na ciência;
•Busca do equilíbrio, rigor, harmonia e pureza formal;
•Universalismo: abordagem de temas universais e apego a valores universais, como o Belo, o Bem, a Verdade, a Perfeição;
Venus, de Botticelli
•Associação da Beleza ao Bem, como ideal de perfeição estético e ético: o Bem é o Belo e o Belo é o Bem;
•Verossimilhança: o Belo é o racional, o verdadeiro, e o verdadeiro é o natural. Daí a valorização da Natureza e sua imitação artística.
•Fusionismo: fusão do racionalismo e paganismo com a tradição judaico-cristã.
Ermínia entre pastores, de Domechino
Diana e suas ninfas, de Domechino
Um descanso na viagem para o Egito, de Domechino
Maria Madalena
CARACTERÍSTICAS GERAIS:
•Valorização dos aspectos culturais e filosóficos da cultura das antigas Grécia e Roma;
•Influência do pensamento humanista: ao teocentrismo medieval, que concentrava a compreensão do mundo nas explicações religiosas, contrapõe-se o antropocentrismo, no qual o homem passa a ser, nas palavras de Protágoras, a medida de todas as coisas. Ao vencer os assombramentos da Natureza, dominar o conhecimento científico, ao voltar-se para a realidade material.
A primavera, de Sandro Botticelli
•Antropocentrismo: o homem como o centro do Universo;
•Críticas às explicações e à visão de mundo pautada pela religião;
•Racionalismo: valorização das explicações baseadas na ciência;
•Busca do equilíbrio, rigor, harmonia e pureza formal;
•Universalismo: abordagem de temas universais e apego a valores universais, como o Belo, o Bem, a Verdade, a Perfeição;
Venus, de Botticelli
•Associação da Beleza ao Bem, como ideal de perfeição estético e ético: o Bem é o Belo e o Belo é o Bem;
•Verossimilhança: o Belo é o racional, o verdadeiro, e o verdadeiro é o natural. Daí a valorização da Natureza e sua imitação artística.
•Fusionismo: fusão do racionalismo e paganismo com a tradição judaico-cristã.
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