sábado, 16 de julho de 2011

Haviam ou havia?



O verbo haver é impessoal quando está no sentido de “existir”, ou seja, não admite sujeito. Neste caso, é invariável (não flexionado) e conjugado na terceira pessoa do singular.
Vejamos:



a) Não houve candidatos suficientes para este concurso.
b) Havia muitas pessoas para fazer a prova do concurso.
c) dez dias não como carne vermelha.
d) Haverá alguém que possa ajudar-me!

O verbo “haver” como impessoal pode surgir ainda na locução verbal. Seu auxiliar irá acompanhá-lo e será conjugado também na terceira pessoa do singular:

a) Deve haver uma forma de resolver esse processo.
b) Deve haver formas de resolver esse processo.
c) Os desentendimentos que possa ter havido entre os dois, cabe a eles resolver.

Contudo, quando o verbo “haver” é que faz o papel de auxiliar e tem valor equivalente a “ter”, será conjugado de acordo com o sujeito:

a) Nas minhas férias, hei de ir para a praia.
b) Quando fui à casa de meus avós, eles haviam sido visitados por todos da família.
c) Eles haviam encorajado minha irmã a ir para o exterior.

Importante: o verbo “existir” faz concordância verbal normal, ou seja, com o sujeito.

Exemplo: Não existiram candidatos suficientes para este concurso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário