sábado, 16 de julho de 2011

Orações Subordinadas Adverbiais


Orações Subordinadas Adverbiais

Existem nove tipos de orações subordinadas adverbiais. Esse tipo de oração age na frase como um advérbio, modificando o sentido de outras orações e ocupando a função de um adjunto adverbial.
As orações adverbiais são sempre iniciadas por uma conjunção subordinativa.
São elas:


Causal: designam a causa, o motivo.

Exemplo:
- Ela cantou porque ouviu sua banda favorita.

Comparativa: estabelece uma comparação com a oração principal.

Exemplo:
- Ela andava leve como uma borboleta.

Concessiva: se opõe às idéias expressas pela oração principal.

Exemplo:
- Embora a prova estivesse fácil, demorei bastante para terminar.

Condicional: expressa uma condição para que aconteça aquilo que a oração principal diz.

Exemplo:
- Caso você não estude, ficará muito ansioso para a prova.

Conformativa: expressam conformidade ou algum tipo de acordo com a oração principal.

Exemplo:
- Como eu havia te falado, a prova não estava fácil.

Consecutiva: é a conseqüência da oração principal.

Exemplo:
- Comecei o dia tão mal que não consegui me concentrar no trabalho.

Final: indica finalidade, propósito para que acontece a oração principal

Exemplo:
- Não vou fechar os portões da biblioteca, para que você possa fazer sua pesquisa.

Proporcional: indica proporção.

Exemplo:
- Quanto mais você fumar, mais grave ficará sua doença.

Temporal: localiza a oração principal em um determinado tempo.

Exemplo:
- Quando você voltar nós conversaremos com calma.


Vamos treinar!

1. O amor não só traz alegria como também alimenta. Neste período, a conjunção é:
a) subordinativa causal;
b) coordenativa aditiva;
c) coordenativa conclusiva;
d) subordinativa comparativa;
e) conformativa.

2. “O mais certo é não dirigir veículo sem carta de habilitação”, a oração sublinhada é reduzida de infinitivo com valor de subordinada:
a) adverbial;
b) coordenada:
c) adjetiva;
d) substantiva;
e) reduzida.

3. Qual dos períodos abaixo não apresenta oração substantiva?
a) pensei estar bem informado;
b) conclui estarmos enganados;
c) prepara-te, para não decepcionares;
d) Paulo era incapaz de cumprir a promessa;
e) é proibido fumar.

4. Assinale a opção em que a troca do termo extraído do trecho abaixo pela forma colocada entre parênteses implicaria sensível alteração de sentido:


“Uma observação mais cuidadosa revela, porém (A), que Ciência e Tecnologia não se comportam como (B) mercadorias, mas (C) como bens culturais: é por isso, talvez, que toda tentativa de transferência de tecnologia fracassa e resulta no (D) que não passa de alguma (E) forma efêmera de prestação de serviço.”

a) “porém” / (portanto);
b) “como” / (do mesmo modo que);
c) “mas” / (e sim);
d) “no” / (naquilo);
e) “alguma” / (uma).

5. Numa das frases abaixo, não se encontra exemplo da conjunção anunciada. Assinale-a:


a) subordinativa concessiva -” Conquanto estivesse cansado, concordou em prosseguir”;
b) subordinativa condicional - “Digam o que quiserem contanto que não me ofendam”;
c) subordinativa temporal - “mal anoiteceu, iniciou-se a festa com grande entusiasmo” ;
d) subordinativa final - “saiu sem que ninguém percebesse”;
e) subordinativa causal - “como estou doente, não comparecerei”.

6. “O destino do réu depende do juiz. O processo está com o juiz”. Utilizando-se um só período para reconstruir o que está sendo afirmado, teremos:


a) o processo está com o juiz, embora o réu dependa do seu destino;
b) o processo está com o juiz, de quem depende o destino do réu;
c) o processo está com o juiz, cujo réu depende do seu destino;
d) o processo está com o juiz, a quem depende o destino do réu;
e) o processo está com o juiz, que dependa o destino do réu.

7. Assinale o período em que ocorre a mesma relação significativa existente entre os termos grifados em: “a atividade científica é tão importante quanto qualquer outra atividade econômica”:


a) o rapaz era tão aplicado, que em pouco tempo foi promovido;
b) quanto mais estuda, menos aprende;
c) tenho tudo quanto quero;
d) sabia a lição tão bem como eu;
e) todos estavam exaustos, tanto que se recolheram logo.

8.No período - “Torna-se, portanto, imperativa uma revisão conceitual do modelo presente do processo de desenvolvimento tecnológico de modo a levar em conta o fator cultural como dominante” - a oração grifada traduz:

a) concessão;
b) conseqüência;
c) comparação;
d) condição;
e) proporção.

9. Assinale a opção em que as orações do período enunciado se relacionam por coordenação e subordinação e não apenas por coordenação:


a) no aconchego / do claustro, na paciência e no sossego / trabalha e teima, e lima, e sofre, e
sua;
b) os camelôs ensinam nas ruas os mitos heróicos da meninice e dão aos homens que passam
uma lição de infância;
c) entre os camelôs das ruas, uns falam pelos cotovelos e outros, coitados, têm a língua atada;
d) os camelôs vendem canetinhas-tinteiro por quase nada, mas elas jamais escrevem coisa alguma;
e) o camelô dos brinquedos de tostão oferece balõezinhos de cor, mostra bonequinhos jogadores
de box, exibe no chão da calçada pererecas verdes.

10. Assinale o item com oração sub. adjetiva explicativa:
a) nem tudo que reluz é ouro;
b) O aluno que estuda é aprovado;
c) meu irmão, que mora em Petrópolis, está doente;
d) meu irmão que mora em Petrópolis está doente;
e) os cachorros que latem não mordem.

11. Assinale a oração em que a substituição da expressão grifada altera sensivelmente o sentido do enunciado:
a) “em lugar de nos conduzirem a desejável autonomia.” / em vez de;
b) “eliminando, assim, seus talentos de processo...” / com isso;
c) “embora muitos estudiosos defendam que a característica...” / conquanto;
d) “pois toda preocupação intelectual do homem não deixa de ser... “ / logo;
e) “no entanto, por causa da situação de dependência cultural ... “ / todavia.

12.No período - “E quanto mais andava mais tinha vontade”, ocorre idéia de proporção.
Assinale a opção em que tal idéia NÃO ocorre:
a) quanto mais leio este autor menos o entendo;
b) choveu tanto, que não pudemos sair;
c) à medida que corria o ano, o nosso trabalho era maior;
d) quanto menos vontade, mais negligência;
e) quanto mais se lê, mais se aprende.

13.No trecho - “A lua deitava-se pelo mundo. Era um mar de leite por cima das coisas” -, o segundo período estabelece com o primeiro uma
relação de:
a) contraste;
b) comparação;
c) condição;
d) explicação;
e) conclusão.

14.No trecho - “Poeta primitivo, canta a natureza na mesma linguagem da natureza” - a expressão grifada corresponde a:

a) mesmo sendo poeta primitivo;
b) até sendo poeta primitivo;
c) além de ser poeta primitivo;
d) antes de ser poeta primitivo;
e) por ser poeta primitivo.

15.Passada a tempestade, recolheu as velas”, a oração grifada é reduzida do particípio com
valor de:
a) adverbial temporal;
b) adverbial condicional;
c) substantiva apositiva;
d) substantiva predicativa;
e) adverbial causal.

16. “Choveu, portanto haverá boas colheitas”. Em qual das orações abaixo, a conjunção tem o
mesmo valor do exemplo acima?
a) saiu, logo que ela entrou;
b) apressa-te, pois o tempo é pouco;
c) vives mentindo; logo, não mereces fé:
d) leve-lhe flores, pois ela aniversaria amanhã;
e) não veio, que estava indisposto.

17. “Estudando sem método, seremos reprovados.”,é oração reduzida de gerúndio, com valor de subordinada:
a) final;
b) concessiva:
c) consecutiva;
d) condicional;
e) conformativa.

18.
01. Todos os períodos são compostos por subordinação EXCETO:
a) não se preocupe que logo a trarei;
b) dei-lhe sinal que saísse logo;
c) todos sabem que o homem é mortal;
d) ele afirmou que não a vira;
e) é tão feio que assusta.

02. A oração sublinhada está corretamente classificada, EXCETO em:
a) “se Madalena me visse assim, com certeza me achava extraordinariamente feio.”
(oração subordinada adverbial condicional)
b) “levanto-me, procuro uma vela, que a luz vai apagar-se”;
(oração coordenada sindética explicativa)
c) “de longe em longe sento-me fatigado e escrevo uma linha”;
(oração coordenada sindética aditiva)
d) “e falando assim, compreendo que perco o tempo”;
(oração subordinada substantiva objetiva direta) .
e) “foi este o modo de vida que me inutilizou.”
(oração subordinada substantiva predicativa)

19.No seguinte grupo de orações sublinhadas:
1) é bom que você venha;
2) não esqueças que és fiel;

Temos orações subordinadas respectivamente:

a) objetiva direta, subjetiva:
b) subjetiva, objetiva direta:
c) objetiva direta, adverbial temporal:
d) subjetiva, predicativa:
e) predicativa, objetiva direta.

20. Assinale a construção que pode substituir, sem provocar alteração fundamental de sentido, o tempo grifado em “e viu a esperança balançando.”

a) que balançou;
b) que teria balançado;
c) que havia de balançar;
d) que tinha balançado;
e) que balançava.

21.A oração “Não se verificou, todavia, uma transplantação integral de gosto e de estilo” tem valor:
a) conclusivo;
b) adversativo;
c) concessivo;
d) explicativo;
e) alternativo.

22.Em “Embora ela tivesse sido alta e clara”, a oração exprime:
a) causa;
b) condição;
c) concessão;
d) finalidade;
e) conseqüência.



GABARITO1. B 2. D 3. C 4. A 5. D 6. B 7. D 8. B 9. B 10. C
11. E 12. B 13. D 14. E 15. A 16. C 17. D 18. 1.A/2.E 19. B 20. E
21. B 22. C

Um comentário:

  1. Depois de ler resolvi as questões e não é que me saí até bem (pra quem não via essa matéria a um certo tempo). Parabéns pelo blog e que tenha sucesso sempre!

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