Sandro Botticelli - os temas de seus quadros foram escolhidos segundo a possibilidade que lhe proporcionavam de expressar seu ideal de beleza. Para ele, a beleza estava associada ao ideal cristão. Por isso, as figuras humanas de seus quadros são belas porque manifestam a graça divina, e, ao mesmo tempo, melancólicas porque supõem que perderam esse dom de Deus.
Obras destacadas: A Primavera e O Nascimento de Vênus.
Leonardo da Vinci - ele dominou com sabedoria um jogo expressivo de luz e sombra, gerador de uma atmosfera que parte da realidade mas estimula a imaginação do observador. Foi possuidor de um espírito versátil que o tornou capaz de pesquisar e realizar trabalhos em diversos campos do conhecimento humano. Obras destacadas: A Virgem dos Rochedos, A Última Ceia, A Anunciação e Monalisa.
Michelângelo - entre 1508 e 1512 trabalhou na pintura do teto da Capela Sistina, no Vaticano. Para essa capela, concebeu e realizou grande número de cenas do Antigo Testamento. Dentre tantas que expressam a genialidade do artista, uma particularmente representativa é a criação do homem. Obras destacadas:
|
A Criação de Adão Teto da Capela Sistina. Vaticano
A Criação é um dos mais famosos trabalhos da história da arte. É a representação de Deus, vindo do Cosmos, para dar vida ao homem. Tem a originalidade que leva a arte a uma nova direção. A representação do rosto de Deus, com grave severidade, passou a fazer parte do imaginário das pessoas como a representação física do inexplicável.
|
|
A Criação de Adão (detalhe das mãos) Teto da Capela Sistina, Vaticano As mãos, pintadas como se fossem esculturas gregas, parecem ser condutoras de eletricidade. É a capacidade do toque em trazer vida. É a mão forte que emana e transfere e é a mão receptiva. Mas as duas mãos, em atitudes diferentes de poder incomensurável e aceitação respeitosa, mostram uma dignidade única. Remete-nos na referência da História Bíblica ao melhor do relacionamento humano, o milagre de dar e receber energia.
|
Adão e Eva Teto da Capela Sistina, Vaticano
A representação de Adão e Eva causou escândalo e perplexidade em uma época em que o conceito de liberdade de expressão não era nem sequer considerado. A beleza plástica da obra a salvou e ao seu autor. Fosse este um trabalho menor e teria ido para a fogueira junto com seu criador. |
|
O David Museu de La Accademia, Florença
Esta estátua pretendia representar o poder e a determinação da República de Florença, que sofria ataques constantes de usurpadores. A estética Greco-Romana, presente e melhorada, caracteriza o período conhecido como Alto Renascimento.
|
A Pietá Basílica de São Pedro, Vaticano
A perfeição estética do conjunto desta escultura nunca mais seria igualada na historia. O rosto da Virgem é jovem e belo e representa o ideal da beleza feminina na concepção de Michelangelo. A delicadeza das linhas do rosto é o principal ponto. A perfeição anatômica do braço de Cristo reflete os estudos de anatomia que o autor fazia quando criou esta obra. |
|
|
A Sagrada Família
Rafael Sanzio - suas obras comunicam ao observador um sentimento de ordem e segurança, pois os elementos que compõem seus quadros são dispostos em espaços amplo, claros e de acordo com uma simetria equilibrada. Foi considerado grande pintor de “Madonas”. Obras destacadas:
Madona da manhã
Nenhum comentário:
Postar um comentário