quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Enem e Vestibular – Interpretação do Tema

No entanto, às vesperas do Enem, alunos ainda cometem um erro recorrente; má interpretação do tema proposto.
Muitas vezes, o aluno acredita que fez uma excelente redação, porém, quando recebe o resultado se depara com uma nota baixa e não entende o motivo. Relembra o que escreveu, achou incrível aquela frase, aquela ideia, ficou satisfeito ao final, mas sua nota foi baixa.
A questão é: você foi fiel ao tema? Você atingiu o objetivo proposto pela banca? Pense a respeito.
Vou dar um exemplo bem simples sobre o que estou falando. Observem o tema abaixo:
Relações Humanas no Século XXI.
“Até o final do século XX, o mundo mudava a cada século. Hoje, com o avanço da tecnologia, o mundo muda a cada ano. Para onde o mundo está se encaminhando? Que perspectivas podemos ter em relação à política e às relações humanas no século XXI?”
De que forma você interpretaria esta proposta? à primeira vista, o aluno, sem pensar, dispara a escrever sobre tecnologia, seus avanços, a velocidade das mudanças, etc… então, acaba por esquecer que a pergunta foi sobre Relações Humanas. A pergunta está na própria proposta, é só responder. Mas, a falta de observação faz com que o alundo prenda-se apenas às questões tencológicas. Só vai perceber seu erro quando receber a nota.
A questão fundamental do tema deve abordar o que os avanços tecnológicos estão influenciando nas relações humanas, esta última, não pode ser deixada de lado em hipótese alguma, é o fundamento da proposta. Passei este tema para meus alunos, e, a maioria cometeu este erro que mencionei acima.
Vai um alerta: leia e releia o tema quantas vezes forem necessárias para absorver a proposta e interpretar de forma adequada. Feito isso, defina seu objetivo, ou seja, que mensagem você deseja passar, ou, qual tese pretende defender, dependendo do caso.
Lembre-se: A interpretação é parte integrante de qualquer prova.
Não cometa o erro de escrever um belo texto e ter uma nota baixa por que fugiu do tema. Pensem nisso!
Veja algumas dicas nos vídeos abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário