terça-feira, 25 de outubro de 2011

Proposta de Redação Enem 2011 comentada


Para os mais de cinco milhões de estudantes que participaram da última edição do ENEM, a proposta de redação aborda um assunto que faz parte da vida de, praticamente, todos eles: a internet. Por ser uma temática abrangente, o comando da proposta restringiu a análise e direcionou o foco da dissertação: limites entre o público e o privado no uso da rede. fundamental do ser humano, com o mesmo status da saúde, da moradia e da educação, faz-nos inferir que viver em rede é um processo do qual não podemos mais nos dissociar.
No primeiro texto – "Liberdade sem fio" –, a ONU, ao considerar o acesso à rede mundial de computadores um direito


 Cada vez mais, seremos impulsionados a participar dessa rede. No Brasil, conforme um dos textos-base, pouco mais de dois terços dos internautas pretendem criar, acessar e manter um perfil em rede social. Devido a isso, surgem os questionamentos sobre o que revelar e o que ocultar nesse ambiente social, pois "um dos maiores desafios dos usuários de internet é saber ponderar o que se publica nela", conforme o segundo texto – "A internet tem ouvidos e memória".
 e também arruinar reputações." Um dos grandes exemplos disso foram as manifestações no mundo árabe. A eclosão das revoltas está associada a fatores socioeconômicos e políticos, mas foram "sites e redes sociais [que] ajudaram a mobilizar manifestantes do norte da África a ilhas do Golfo Pérsico", como mostra o texto-base da terceira questão da Prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Como ainda esclarece o segundo texto, "as redes sociais são ótimas para disseminar ideias, tornar alguém popular
 teve uma ascensão meteórica depois que um produtor musical viu o trabalho do garoto na internet. Bieber começou postando vídeos caseiros na "net" e hoje é seguido por 12 milhões de pessoas no Twitter e outros 33 milhões no Facebook.
As redes, por diminuírem o anonimato, propiciam a fama de muitos. Justin Bieber, que esteve recentemente no Brasil,
A tirinha de Dahmer, último texto-base, mostra a impossibilidade de fugirmos do monitoramente causado por vivermos na rede. "Aqueles que, por impulso, se exaltam e cometem gafes podem pagar caro", pois o mundo virtual não está dissociado do mundo real, como talvez muitos pensem. Acreditamos que o bom-senso do uso da internet deve ser a ideia-chave

Lembre-se: o tipo textual pedido pelo ENEM – dissertação argumentativa – é um texto de intenção persuasiva em que se defende um ponto de vista sobre determinado assunto (tese). Deve-se fundamentar tal ponto de vista com base em
1. Uma introdução, em que se apresenta o tema do texto e a tese a ser defendida;
2. Um desenvolvimento, em cujos parágrafos o candidato deve defender seu ponto de vista por meio de uma argumentação consistente que não se limite aos argumentos propostos nos textos-base, mas surja a partir do repertório sociocultural do aluno;
3. Uma conclusão, em que, normalmente, o candidato apresenta uma proposta de intervenção para o problema abor
 
Por outro lado, o uso imponderado desse veículo pode destruir a imagem de um internauta. Há quase um ano, Mayara Petruso, na época estudante de Direito, veiculou mensagens preconceituosas contra nordestinos pelo Twitter. O ato da garota causou uma reação nacional contra a xenofobia, levando a sua demissão de um escritório de advocacia onde era estagiária, já que sua atitude na "net" foi considerada incompatível com a profissão que persegue. em qualquer proposta que busque conscientizar os internautas sobre os limites entre o público e o privado. argumentações.
 
 O candidato pode colocar-se de modo pessoal (1ª pessoal do plural) ou de modo impessoal (3ª pessoa do singular).
 
A estrutura varia bastante; mas, comumente, para o ENEM, é disposta em três partes: dado no decorrer do texto.

Comentário Redação Enem 2011









































Comentário:

Um comentário:

  1. Por acaso, eu encontrei o seu blog. Achei ele super interessante e muito parecido com o meu. Acho fascinante um blog onde a educação é primordial.
    Parabéns!
    Um grande abraço.
    Alessandra

    ResponderExcluir