domingo, 13 de março de 2011

O ARTIGO DE OPINIÃO

“ O artigo de opinião é constituído de outros discursos sobre os fatos comentados e de antecipações das objeções do leitor, para fazer aderir ao seu ponto de vista e para criticar os outros com os quais mantém uma relação de conflito. Tudo isso comprova que o texto é o lugar de circulação de discursos, mostrados ou não, e o sujeito não é a fonte do sentido, mas constrói no trabalho incessante com o já-dito.”
( CUNHA, 2005, p. 179)

O ARTIGO DE OPINIÃO
o                    O artigo de opinião: é um texto argumentativo que difunde a opinião de uma pessoa sobre um tema polêmico em debate na sociedade.
o                     Circula nos meios de comunicação em geral: jornais, revistas, rádio e TV.
o                    Tem como estrutura básica uma ideia central (que resume o ponto de vista do autor) e sua fundamentação com base em argumentos, construídos a partir de verdades ou opiniões.
o                    Linguagem padrão formal da língua.
o                    O artigo de opinião, é um texto em que o autor expõe seu posicionamento diante de algum tema atual e de interesse de muitos.
o                    É um texto dissertativo que apresenta argumentos sobre o assunto abordado, portanto o escritor além de expor seu ponto de vista, deve sustentá-lo através de informações coerentes e admissíveis.
o                    As ideias defendidas no artigo de opinião são de total responsabilidade do autor, e, por esse motivo, o mesmo deve ter cuidado com a veracidade dos elementos apresentados, além de assinar o texto final.
o                    Contudo, em vestibulares, a assinatura é desnecessária, uma vez que pode identificar a autoria e desclassificar o candidato.
o                    É muito comum artigos de opinião em jornais e revistas.
o                    A leitura é breve e simples , pois são textos pequenos e a linguagem não é intelectualizada, uma vez que a intenção é atingir todo o tipo de leitor.
o                    E uma de suas características deste tipo de gênero textual é a persuasão, que consiste na tentativa do emissor de convencer  o destinatário, neste caso, o leitor, a adotar  a opinião apresentada.
o                    Por  este motivo, é comum presenciarmos descrições detalhadas, apelo emotivo, acusações, humor satírico, ironia e fontes de informações precisas.
o                    A linguagem é objetiva e aparecem sinais de exclamação e interrogação, os quais incitam à posição de reflexão favorável ao enfoque do autor.
o                    Geralmente é escrito em primeira pessoa, já que trata-se de um texto com marcas pessoais e , portanto com indícios claros de subjetividade, porém, pode surgir em terceira pessoa.


modelo:

PENA DE MORTE NO BRASIL PARA CRIMES HEDIONDOS

Na minha opinião, a pena de morte, não deve ser implantada no Brasil, é um critério de punição muito severo, é um poderio do qual homem nenhum deveria utilizar.
É indiscutível o pensamento “violência gera violência”, quem somos para colocarmos um fim na vida de um ser humano, por piores atrocidades que possam ter cometidos?
Porém há opiniões contrárias a minha, que acreditam na pena de morte como única alternativa para crimes hediondos, valendo-se do pensamento ” olho por olho, dente por dente”.
No entanto, tenho comhecimentos em alguns casos de crimes hediondos em que foram feitas tentativas de recuperação ao criminoso, houve melhoras significativas, portanto, dar uma segunda chance, seria uma ação humana admirável.
Enfim, não temos o poder de dar vida às pessoas, muito menos de tirá-la, por piores que sejam os crimes, eu acredito que no máximo a prisão perpétua, deveria ser a sentença de um acusado.


Referência : DIONISIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora. Gêneros textuais & ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário