sexta-feira, 11 de março de 2011

O EDITORIAL

Gênero textual : são os textos que encontramos em nossa vida diária e que apresentam padrões sociocomunicativos característicos definidos por composições funcionais, objetivos enunciativos e estilos concretamente realizados na integração de forças históricas, sociais, institucionais e técnicas. São entidades empíricas em situações comunicativas e se expressam em designações diversas, constituindo em princípio listagens abertas. São formas textuais escritas ou orais bastante estáveis, histórica e socialmente situadas. Exemplos: telefonema, sermão, carta pessoal, carta comercial, resenha, cardápio de restaurante, bate-papo no computador, artigo de opinião, editorial, chat, receituário, etc ...   (Marcuschi)


O EDITORIAL

·         O editorial é um tipo de texto utilizado na imprensa, especialmente em jornais e revistas, que tem por objetivo informar, mas sem obrigação de ser neutro, indiferente. Muitas vezes, está titulado como Carta ao Leitor.
·         É comum se ter uma seção chamada Editorial na mídia impressa.
·         Então, a objetividade e imparcialidade não são características dessa tipologia textual, uma vez que o redator dispõe da opinião do jornal sobre o assunto narrado.
·         Logo, os acontecimentos são relatados sob a subjetividade do repórter, de modo que evidencie a posição da mídia, ou seja, do grupo que está por trás do canal de comunicação, uma vez que os editoriais não são assinados por ninguém.
·         Assim, podemos dizer que o editorial é um texto mais opinativo do que informativo.
·         O editorial possui um fato e uma opinião. O fato informa o que aconteceu e a opinião transmite a interpretação do que aconteceu.
·         Pelas características apontadas acima, podemos dizer que o editorial é um texto: dissertativo, pois desenvolve argumentos baseados em uma ideia central; crítico, já que expõe um ponto de vista; informativo, porque relata um acontecimento.
·         O jornal que apresenta matérias excessivamente críticas e opinativas e que não possui um ambiente separado para editoriais é considerado “de opinião”!
·         Contudo, contrariando o fato do editorial levar em consideração a opinião do jornal como um todo, muitos editoriais de revista mostram apreciações feitas por autores que assinam o texto e muitas vezes até mostram o rosto em uma foto!
Os Editoriais

ü  Novamente, são opinativos, argumentativos e possuem aquela mesma estrutura.
ü  Todos os jornais e revistas têm esses editoriais.
ü  Os principais diários do país produzem três textos desse gênero.
ü   Geralmente um deles tratará de política; outro, de economia; um outro, de temas internacionais.
ü  A diferença em relação ao artigo é que o autor, o editorialista, não expressa sua opinião, apenas serve de intermediário para revelar o ponto de vista da instituição, da empresa, do órgão de comunicação.
ü   Muitas vezes, esses editoriais são produzidos por mais de um profissional.
ü  O editorialista é, quase sempre, antigo na casa e, obviamente, da confiança do dono da empresa de comunicação.
ü   Os temas, por evidente, são a pauta do momento, os assuntos da semana.

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