sexta-feira, 15 de abril de 2011

REDAÇÃO: a gramática no seu texto.










A REDAÇÃO EXIGE, ENTRE OUTRAS COISAS, O RESPEITO À NORMA PADRÃO, OU SEJA, ÀQUILO QUE A GRAMÁTICA DITA. ABAIXO COLOQUEI ALGUMAS EXPRESSÕES QUE, SE OBEDECIDAS, IRÃO CAUSAR UMA ÓTIMA IMPRESSÃO NO CONFERENTE DO SEU TEXTO.


H OU HS?


◦COMO DEVO ABREVIAR A PALAVRA HORAS?
Usando h, sem s nem ponto: 15h, 20h, 18h15min, 22h05min, etc., e não: 15:00,20 hs., 18:15 hrs., 22:05 h. Quem separa as horas dos minutos usando dois pontos são os ingleses.


OBRIGADO OU OBRIGADA?
◦Mulher, quando agradece, diz obrigado?
Não. Mulher, quando agradece, deve dizer obrigada, embora muitas digam apenas brigado, cometendo dois erros de uma só vez. É muita economia.Os homens sim respondem obrigado.
A pessoa a quem se agradece deve responder por nada, e não de nada. Alguns se limitam a responder nada.
Muitos, ainda, em vez de por nada, respondem: obrigado(a) você, que não significa absolutamente coisa nenhuma. Não quer dizer por nada?
Diga,então,obrigado(a),digo eu. A língua e o bom-senso agradecem…


PARA MIM FAZER OU PARA EU FAZER?
◦Preciso de uma boa gramática para mim saber mais sobre a nossa língua. Mim não sabe nunca, nem vai saber nunca! Mim, antes de verbo.
A gramática manda assim:
-Preciso de uma boa gramática para eu saber mais sobre a nossa língua.
-Isso é para eu ler. (E não: Isso é para mim ler.)
-Deixaram tudo. para eu fazer. (E não: Deixaram tu­do para mim fazer.)
OBS.: Não havendo verbo, use mim:
-Isso é para mim.
-Deixaram tudo para mim.


O ALFACE OU A ALFACE?
◦É verdade que o alface está caro?
Não sei, mas a alface está caríssima!


ME OU SE?
◦Eu se perdi inteiramente.
Eu não combina com se.


Eu combina com me, assim como nós combina com nos:
-Eu me perdi inteiramente.
-Nós nos perdemos inteiramente. (E não: Nós se perdemos inteiramente.)


MENAS OU MENOS?
◦A gramática só admite menos: menos complicações, menos gente, menos casas, menos despesas, etc.


CARO E BARATO/ALTO E BAIXO
◦O preço pode ser caro ou barato?
O preço só pode ser alto ou baixo; os produtos é que são caros ou baratos. Assim, temos:
-O preço da gasolina está alto demais. A gasolina é cara demais.
-O preço deste livro é baixo demais. O livro é barato demais.


NA MESA OU À MESA?
◦Posso sentar na mesa?
Não. Gente educada, civilizada, elegante, senta-se à mesa, já que o verbo é sentar-se , e não simplesmente sentar. É uma questão de regência.
Na mesa ficam pratos, talheres, toalhas, etc…


MAS OU MAIS?
Mas é um conjunção adversativa, que indica uma oposição, um ponto de vista
contrário. Geralmente pode-se substituir por outra conjunção adversativa, como
porém, todavia, entretanto…
Exemplo:
Eu iria ao cinema, mas choveu.


Mais é um advérbio de intensidade. Pode ainda expressar uma idéia de adição. Para se ter a idéia oposta, basta substituí-lo por menos.


CESSÃO/ SESSÃO / SEÇÃO
Cessão é o ato de ceder, de dar. Exemplos:
-Ele fez a cessão dos seus direitos autorais.
-A cessão do terreno para a construção do estádio agradou a todos os torcedores.


Sessão é o intervalo de tempo que dura uma reunião, uma assembléia.
Exemplos:
-Assistimos a uma sessão de cinema.
-Reuniram-se em sessão extraordinária.


Seção é uma parte, um segmento ou uma subdivisão de um todo.
Exemplos:
-Lemos a notícia na seção de esportes.
-Compramos os presente na seção de brinquedos.


ONDE OU AONDE?
Emprega-se aonde com verbos que dão idéia de movimento. Equivalente a para onde.
Exemplos:
-Aonde você vai? Aonde nos leva com tal rapidez?
Não se emprega aonde com verbos que não dão idéia de movimento. Veja:
-Onde estão os livros?
-Não sei onde os encontrarei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário