quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Antoine Watteau: o difícil, irritável, introspectivo e inquieto talentoso pintor.








Nome: Antoine Watteau
Nascimento: 10 de Novembro de 1684
Falescimento: 18 de Julho de 1721
Nacionalidade: Francês
Ocupação: Pintor
Periodo artístico: Rococó

Jean-Antoine Watteau foi um grande pintor francês do movimento rococó. Tendo sido uma das principais figuras deste período artistico, destacou-se pelas suas pinturas de temas galantes e pastorais inspirados na commedia dell´arte.


Talento Watteau revelou já pequeno. Antes dos dez anos, ele rabiscava a lápis ou a carvão, fazendo esboços das coloridas cenas de sua cidade natal. Brueghel, Bosch e Rubens  foram suas principais inspirações, artistas que reconhecidamente se utilizavam da luz, sombra e de cores fortes em suas obras.

As suas paisagens campestres bucólicas são palco de festas, encontros e representações teatraisvonde suas pinceladas libertas representam os prazeres cotidianos da sociedade burguesa associados a uma grande variedade de trajes que fizeram moda.

Seus quadros são um retrato vivo e em movimento de uma época considerada decadente mas extremamente elegante e requintada.

Considerado um homem de gênio difícil, irritável, introspectivo e inquieto. Era distante por natureza e a bajulação de estranhos deixava-o impaciente. Como não se interessava por dinheiro, é provável que não desse o devido valor a seus quadros.

Conta-se que certa vez trocou dois quadros por uma peruca, e ainda ficou apreensivo, acreditando que o negociante pudesse vir a sentir-se lesado. Além disso, Watteau tinha tuberculose, o que o debilitou até o matar e que cuja angústia pode ser vista em seus quadros.

Obras de destaque: Destacamos aqui três importantes obras do autor: La Surprise, La gamme d´Amour, Love in the French Theatre.

 

La Surprise - Antoine Watteu 
 
La Gamme d´Amour - Antoine Watteau



Love in the French Theatre - Antoine Watteau

Nenhum comentário:

Postar um comentário