Pós-Impressionismo é o nome que se dá a diferentes estilos e tendências artísticas cuja origem encontra-se no Impressionismo, tanto como uma reação contrária a ele como também visando um desenvolvimento maior da escola.
Outros ainda sentiam-se insatisfeitos e limitados com a técnica impressionista. A expressão Pós-Impressionismo foi usada para designar a pintura que se desenvolveu de 1886, a partir da última exposição impressionista, até o surgimento do Cubismo, com Pablo Picasso e Georges Braque.
Entre 1880 e 1890, exploram as possibilidades abertas pelo impressionismo, em direções muito variadas. O naturalismo e a preocupação com os efeitos momentâneos de luz, caros aos impressionistas, estão na base de boa parte das restrições feitas ao movimento.
Em Seurat e Paul Signac (1863-1935) o rompimento com as linhas mestras do impressionismo verifica-se pelo acento colocado na pesquisa científica da cor, que dá origem ao chamado pontilhismo.
Aí, os trabalhos se orientam a partir de um método preciso: trata-se de dividir os tons em seus componentes fundamentais. As inúmeras manchas de cores puras que cobrem a tela são recompostas pelo olhar do observador e, com isso, recupera-se a unidade do tom, longe do uso não sistemático de cores.
Os movimentos modernistas devem muito ao pós-impressionismo, principalmente pela figura de Paul Cézanne (1839 - 1906) e sua obstinação em alcançar a natureza real atrás das aparências, criar uma arte com vida própria, “concretizar“ suas impressões pessoais e “realizar o motivo”.
Os principais artistas do movimento do pós-impressionismo foram:
CEZANNE – FORMAS SIMPLIFICADAS
SEURAT – PONTILHISMO E MISTURA DE CORES
Esse trabalho logo abaixo foi feito a partir desta "Tarde de Domingo na ilha de Jatte", de Seurat:
Obra original
Abaixo, obra do artista contemporâneo que utilizou-se da obra original para fazer uma apropriação com latinhas - para abrir uma questão ambiental e de reciclagem.
Abaixo, obra do artista contemporâneo que utilizou-se da obra original para fazer uma apropriação com latinhas - para abrir uma questão ambiental e de reciclagem.
Veja o detalhe da obra bem de pertinho, feito só de latinhas:
GAUGUIN – CORES VIVAS E PAISAGENS E NATIVAS DO TAHITI
VAN GOGH – PINCELADAS CURVAS, FORTES, ESPESSAS E GRANDE CARGA DE EMOÇÃO
TOULOUSE-LAUTREC – CENAS NOTURNAS E ESTILO GRÁFICO
A forma das pinturas, o tratamento das cores ou a linha podiam ser objetos de discordância com os impressionistas.
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