quinta-feira, 10 de novembro de 2011

PÓS-IMPRESSIONISMO

Para os pós-impressionistas, o impressionismo era superficial e retratava apenas cenas passageiras, sem dar muita importância nem aos sentimentos, nem aos acontecimentos políticos e sociais.

O Comedor de batatas, de Van Gogh.

Pós-Impressionismo é o nome que se dá a diferentes estilos e tendências artísticas cuja origem encontra-se no Impressionismo, tanto como uma reação contrária a ele como também visando um desenvolvimento maior da escola.

Seurat

Outros ainda sentiam-se insatisfeitos e limitados com a técnica impressionista.
A expressão Pós-Impressionismo foi usada para designar a pintura que se desenvolveu de 1886, a partir da última exposição impressionista, até o surgimento do Cubismo, com Pablo Picasso e Georges Braque.

Van Gogh


Entre 1880 e 1890, exploram as possibilidades abertas pelo impressionismo, em direções muito variadas. O naturalismo e a preocupação com os efeitos momentâneos de luz, caros aos impressionistas, estão na base de boa parte das restrições feitas ao movimento.

Van Gogh


Em Seurat e Paul Signac (1863-1935) o rompimento com as linhas mestras do impressionismo verifica-se pelo acento colocado na pesquisa científica da cor, que dá origem ao chamado pontilhismo.

Aí, os trabalhos se orientam a partir de um método preciso: trata-se de dividir os tons em seus componentes fundamentais. As inúmeras manchas de cores puras que cobrem a tela são recompostas pelo olhar do observador e, com isso, recupera-se a unidade do tom, longe do uso não sistemático de cores.
Pintura de Seurat


Os movimentos modernistas devem muito ao pós-impressionismo, principalmente pela figura de Paul Cézanne (1839 - 1906) e sua obstinação em alcançar a natureza real atrás das aparências, criar uma arte com vida própria, “concretizar“ suas impressões pessoais e “realizar o motivo”.


Cezanne
Os principais artistas do movimento do pós-impressionismo foram:

CEZANNE – FORMAS SIMPLIFICADAS




SEURAT – PONTILHISMO E MISTURA DE CORES

Esse trabalho logo abaixo foi feito a partir desta "Tarde de Domingo na ilha de Jatte", de Seurat:
Obra original

Abaixo, obra do artista contemporâneo que utilizou-se da obra original para fazer uma apropriação com latinhas - para abrir uma questão ambiental e de reciclagem.


Veja o detalhe da obra bem de pertinho, feito só de latinhas:




GAUGUIN – CORES VIVAS E PAISAGENS E NATIVAS DO TAHITI




VAN GOGH – PINCELADAS CURVAS, FORTES, ESPESSAS E GRANDE CARGA DE EMOÇÃO


TOULOUSE-LAUTREC – CENAS NOTURNAS E ESTILO GRÁFICO



A forma das pinturas, o tratamento das cores ou a linha podiam ser objetos de discordância com os impressionistas.

Van Gogh


Toulouse-Lautrec


Assista a um trecho do filme "Sede de Viver", filme que retrata a vida de Van Gogh (de 1956):
Aparecendo a cena em que ele estuda as pessoas para fazer "Os comedores de Batata", além de aparições de Pissarro e também de Seurat.

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