terça-feira, 13 de março de 2012

Literatura Modernista: Pré-modernismo

INÍCIO: 1902 - Publicação de Os sertões, Euclides da Cunha
TÉRMINO: 1992 - Semana de Arte Moderna

PAINEL DE ÉPOCA

* Reflexão sobre a realidade brasileira.
* Denúncia, protesto e compromisso social.
* União do tradicional; com o moderno.
* Momento de transição da literatura.
* Momento de transição da literatura Acadêmica para literatura Moderna

AUTORES

I) EUCLIDES DA CUNHA

* Análise científica da sociedade brasileira: Os Sertões.
* Diferenças da cultura litorânea e do interior.
* Presença do determinismo na obra: o homem é vítima do processo social, geográfico.
* A vida do sertanejo, sem fantasias.

II) GRAÇA ARANHA

* Ajudou bastante os jovens da Semana de Arte Moderna de 22.
* Consciência dos problemas do Brasil.
* Ótica social.
* Falou sobre o Espírito Santo.
* Canaã 1902)

III) MONTEIRO LOBATO

* Literatura Regionalista.
* Critica severamente os problemas sociais.
* Falou sobre o Vale do Paraíba.
* Linguagem conservadora mas com idéias modernas.
* Fala sobre costumes e hábitos do nosso povo: Jeca Tatu (1919).
* Urupês (1918), Cidades Mortas (1919), Negrinha (1920)

IV) LIMA BARRETO

* Cenas do dia-a-dia analisando a vida da pequena classe média.
* Preocupação com a realidade brasileira.
* Fala sobre o subúrbio carioca.
* Nacionalista
* Recordações do Escrivão Isaías Caminha (1908), Triste fim de
* Policarpo Quaresma (1915).

MODERNISMO / AS VANGUARDAS EUROPÉIAS

QUADRO GERAL: Vanguardas Européias (início do século XX)
I) FUTURISMO:

* Lançado por Marinetti no manifesto “Le Futurisme”, 1909.
* Surge entre o Simbolismo e a 1ª Guerra Mundial.
* Exalta a vida moderna.
* Culto da máquina e da velocidade.
* Destruição do passado e do academicismo
* Liberdade de expressão.

II) EXPRESSIONISMO:

* Paralelo ao Futurismo e Cubismo.
* Surge em 1910 pela revista “Der Sturn”.
* A arte brota da vida interior; do íntimo do ser.
* A obscuridade do ser é transportada para a expressão.
* As telas retratam o patético, os vícios, os horrores, a guerra.
* Protesta contra a violência e usa cores explosivas.
* Reflete a crise de consciência gerada pela guerra.

III) CUBISMO

* Decomposição da realidade em figuras geométricas.
* Manifesta-se a partir de 1917, na literatura.
* Seu divulgador foi Appolinaire.
* Decomposição da imagem em diferentes planos.
* Desintegração da realidade gerando uma poesia ausente de lógica.
* Linguagem caótica.

IV) DADAÍSMO

* Surge em 1916, em Zurique.
* Promove um certo terrorismo cultural.
* Contraria todos os valores vigentes até então.
* Valoriza o niilismo (descrença absoluta)
* Mundo ilógico.
* Cultua a realidade mágica da infância.
* Seu principal divulgador foi Tristan Tzara.

V) SURREALISMO

* Surge em 1924 com o Manifesto Surrealista de André Breton.
* Propõe que o homem se liberte da razão, da crítica, da lógica.
* Adere a filosofia de Sigmund Freud.

* Expressa o interior humano investigando o inconsciente.

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