quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

A originalidade de Artur Barrio

 
Toda a obra de Arthur Barrio é realizada com as sobras, os resíduos do mundo. Essa escolha por materiais marginais traduz-se numa crítica particular às condições de produção da arte, sua circulação e consumo na sociedade contemporânea. Barrio não produz propriamente “obras de arte”, antes, suscita situações nas quais constrói um discurso pessoal em que se apropria do real, reconstituindo-o tanto poética quanto politicamente.



Em 1969, começa a criar as Situações: trabalhos de grande impacto, realizados com materiais orgânicos como lixo, papel higiênico, detritos humanos e carne putrefata (como as Trouxas Ensangüentadas), com os quais realiza intervenções no espaço urbano. No mesmo ano, escreve um manifesto no qual contesta as categorias tradicionais da arte, sua relação com o mercado, e a situação social e política na América Latina.

Em 1970, em Belo Horizonte, na mostra Do Corpo à Terra, espalha as Trouxas Ensangüentadas em um rio. Barrio documenta essas situações com o uso de fotografia, cadernos de artista e filmes Super-8. Cria também instalações e esculturas, nas quais emprega objetos cotidianos.



Barrio elabora uma poética sofisticada tomando como tema elementos primitivos e mesmo brutais como alimentos crus, carne, sangue, peixes, sal e materiais brutos como carvão, papel de baixa qualidade, escrita direta e caligráfica. A introdução do orgânico de modo direto, sem maiores formalismos ou formalizações, dão uma dimensão vital à obra de Barrio, que deles retira toda sua conseqüência: onde há vida haverá morte, putrefação, transformação.

No início de sua carreira freqüentou a Escola Nacional de Belas Artes – Enba, no Rio de Janeiro. Esteve presente em inúmeras bienais e na XI Documenta, Kassel, 2002.







UTILIZADO NA PREPARAÇÃO DAS T.E.: SANGUE, CARNE, OSSOS, BARRO, ESPUMA DE BORRACHA, PANO, CABO (CORDAS), FACAS, SACOS, CINZEL, ESPUMA DE BORRACHA. ETC.

A realização da 1ª parte da Situação T/T, I (ou preparação das T.E.) teve lugar na noite de 19 para 20 de abril de 1970 em Belo Horizonte, Minas Gerais (BRASIL).  















SITUAÇÃO T/T, 1 (2ª PARTE) Trabalho realizado em Belo Horizonte, Minas gerais, em 20 de abril de 1970. LOCAL: em um rio/esgoto, colocação de 14 T.E. Parque Municipal.

PARTICIPAÇÃO: do público em geral, aproximadamente 5.000 pessoas. Este trabalho (colocação dos T.E. no local) teve inicio pela manhã, sendo que as cenas registradas comentam visualmente oque aconteceu apartir das 3 horas (15 hs.), com a afluência/participação popular e mais tarde com a intervenção em princípio da polícia e logo apos do corpo de bombeiros .

Os Registros foram feitos ano- nimamente, em meio à (da) massa popular, é claro. SITUAÇÃO T/T, 1 (3ª PARTE) MATERIAL: 60 Rolos de Papel Higiênico. Trabalho Realizado em Belo Horizonte, Minas Gerais, Abril de 1970.















Nenhum comentário:

Postar um comentário